Notícias
Mantenha-se atualizado sobre o que acontece no mercado.


Válvulas para envase que evitam desperdício são destaque na Fispal Tecnologia

Compartilhe:

GEMÜ do Brasil leva à feira sua revolucionária linha de equipamentos para bebidas e alimentos pastosos

De acordo com a FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura), a pandemia e a guerra na Ucrânia causaram a piora dos índices alimentares no mundo, e num futuro próximo teremos 82 milhões de pessoas que passarão fome, e mais 1,2 bilhão em estado de subnutrição. Essa calamidade traz o desafio à indústria de reduzir desperdícios, aumentar a produtividade e ainda baixar custos.

Visando melhores resultados para a produtividade do setor e direcionada para contribuir com os problemas sociais que estão atrelados à escassez de alimentos, a GEMÜ traz ao país a última geração em tecnologias em válvulas de envase para alimentos e bebidas, do líquido ao pastoso, que tem como diferencial a mais alta precisão em termos de controle sanitário e estéril. O produto estará em demonstração na feira Fispal Tecnologia, de 21 a 24 de junho de 2022, no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center.

“A tecnologia Plug & Diaphragm da GEMÜ permite economizar produto e recursos durante o envase, minimizando perdas ocasionadas por baixa precisão de controle no processo”, explica Michelle Branco, do departamento comercial da área Pharma, Food & Biotech (PF&B) da GEMÜ do Brasil. A precisão no envase de líquidos e pastosos traz maior rentabilidade, ajudando o fabricante a calibrar o volume exato de bebida a ser envasada. O conceito ‘plug’ traz maior repetibilidade e melhor desempenho. Nessa linha, estão disponíveis os modelos GEMÜ F40 – válvula de alta ciclagem, de 2 a 3 vezes superior às válvulas de envase convencionais; GEMÜ F60, válvula que une a agilidade de envase da GEMÜ F40 com a precisão e variabilidade de curvas de envase; e GEMÜ 567 Bio Star Control, com foco em precisão de dosagem, envases precisos e delicados. Ambas com certificação para aplicação em ambientes sanitários e estéreis, trazendo mais segurança microbiológica, que os processos PF&B requerem. Com elas, o processo se torna mais preciso, proporcionando que a empresa sempre tenha a mesma quantidade de produto líquido ao encher uma garrafa, por exemplo, e consequentemente gerando menos descarte de produto e embalagens.

Além disso, a vida útil do novo conjunto atuador/plug é de pelo menos 10 milhões de ciclos – medida equivalente à abertura e fechamento da válvula – considerando fluidos líquidos e sem particulados acima de 3 mm. Como forma de comparação, a durabilidade de atuadores industriais tradicionais é de apenas 3 a 4 milhões de ciclos. “A tecnologia Plug & Diaphragm permite ainda o menor tempo de parada de máquinas para manutenção – é no momento de falha das válvulas que ocorrem as maiores perdas por vazamento, além do tempo desprendido do operador e da máquina quando há maior tempo de reparo”, esclarece Michelle.

A válvula GEMÜ F40, com tecnologia inédita Plug & Diaphragm, tem a substituição feita com uma simples troca do conjunto em cartucho do atuador e plug, sem o uso de ferramentas especiais. “As máquinas de envase podem assim operar com maior produtividade e menor tempo de parada para manutenção. Resumindo, ela traz melhor performance geral e maior lucratividade.”

Limpeza de linhas de processo de alimentos também requer tecnologia

A GEMÜ também leva à Fispal equipamentos para black utilities, tradicionais nas linhas de produção de alimentos , com destaque para as válvulas globo e esfera, que permitem fazer o controle de dosagem, além da válvula diafragma, presente em inúmeros setores que requerem limpeza máxima. “Elas são feitas em materiais próprios que aguentam as altas pressões e temperaturas necessárias, bem como os produtos químicos abrasivos próprios para sanitização de sistemas”, explica Michelle.

SERVIÇO

Fispal Tecnologia – São Paulo Expo Exhibition & Convention Center

21 a 24 de junho de 2022

 

Sobre a GEMÜ - A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e soma mais de 40 anos no Brasil, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, mineração e fertilizantes, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação. Mais informações no site.

Compartilhe este conteúdo:

Deixe um comentário

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*