BLOG
Confira conteúdos enviados por leitores à ABEA-SP.


Nestlé: Novo Ninho Fort+ Por Isabela Shimoyama

Compartilhe:

Postado em: 14/08/2020.

Notícias divulgadas em diversas redes sociais sugere que o produto da marca Ninho estaria sendo vendido com rótulo enganoso. Fomos atrás para conferir, e, na verdade, as nomenclaturas dos produtos são diferentes. O produto em questão, tem em sua maior composição, leite adicionado de fibras.

 

Informações deste tipo, chamadas de posts virais, divulgados nas redes sociais acabam por prejudicar várias indústrias do setor de alimentício. Esse tipo de desinformação leva os consumidores ao errado entendimento a respeito da real composição do produto, induzindo-os ao erro.

Por isso é sempre bom procurar fontes confiáveis para tirar suas dúvidas.

De acordo com a legislação brasileira, para ser classificado como leite, a composição não deve ter outros ingredientes adicionados, além de vitaminas e minerais. O composto lácteo em evidência tem os mesmos ingredientes do leite em pó, mas é adicionado de vitaminas, minerais, óleos vegetais e fibras.

A foto divulgada nas redes sociais, compara os dois produtos causando confusão nas embalagens, dando a impressão de que a empresa Nestlé estaria vendendo um substituto do leite de baixo valor nutricional, em vez de leite em pó. Porém, mesmo com a variação da nomenclatura, o produto atende as normas técnicas. Todas as informações sobre os dois produtos estão disponíveis no próprio site da empresa, para esclarecimento de dúvidas.

Os dois produtos continuarão sendo comercializados, ambos podem ser diferenciados pela indicação da embalagem.

A maior dúvida dos consumidores seria se o composto lácteo é um produto inferior. O composto lácteo é uma mistura de leite com outras substâncias alimentícias láctea, como por exemplo (soro de leite, creme de leite, manteiga e diversos outros produtos) e também os não lácteos, como por exemplo (frutas, chocolates). A norma técnica indica que os ingredientes lácteos devem representar, no mínimo, 51% da massa total do produto. Ou seja, o LEITE continua sendo o principal ingrediente.

Na Imagem 1: podemos ver as informações do produto Ninho Forti+Pó Instantâneo.

Na Imagem  2: podemos ver as informações do novo Ninho Forti+ Instantâneo com novo mix de nutrientes.

* As imagens foram retiradas do próprio site do produto: https://www.ninho.com.br/produtos

Como base de pesquisa, foi utilizado o seguinte documento:

  • Instrução normativa número: 28, de 12 de Junho de 2007, páginas 08, 09 e 10.

 

Isabela Shimoyama

Engenheira de Alimentos

Diretora Financeira da ABEA-SP

 


Compartilhe este conteúdo:

Deixe um comentário

Não se preocupe, seu email não será publicado.

*