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Controle de qualidade em microempresas e indústrias de alimentos

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A qualidade, independente do ramo em que se atua, não deve ser vista pelas organizações apenas como um diferencial, mas sim, como um mecanismo para antever problemas, evitando que ocorram, e, em última instância, caso ocorram, deve-se solucioná-los. Na maioria das vezes com falta do conhecimento de técnicas gerenciais, o empresário da pequena empresa, normalmente, exerce papéis de encarregado da produção, office-boy, vendedor, planejador de produção, controlador de custo, pagador, assistente técnico, chefe de manutenção, além de atender o cliente. Diferente da indústria de alimentos, em que os setores são todos divididos e as suas funções são delegadas por superiores. 

Diante de um cenário repleto de novidades, novos produtos, marcas e concorrentes, as ferramentas dessa área empresarial auxiliam na estruturação de estratégias fundamentais para manutenção e fortificação do elo com clientes e consumidores finais. Consequentemente, dentre as várias vantagens dessa aplicação, ocorrem o aumento de vendas e da  competitividade, consolidação da imagem, fidelização de clientes, dentre outras.

O controle de qualidade de qualidade de uma indústria ou de uma microempresa requer, a gestão de documentos, os procedimentos descritos e registros correspondentes em conjunto ao controle sistemático do processo de produção. Esses registros servem de evidência para o controle não só das operações de produção, como também das operações dos setores da administração da empresa, visto a necessidade de o controle de qualidade estar em todos os setores, integrando-os de forma sistêmica. Os registros são fundamentais para o processo de melhoria contínua, porque, a partir de uma anomalia ou ocorrência encontrada durante o processo, é possível evitar sua recorrência.

As ferramentas e programas da qualidade representam importantes e necessários instrumentos para que o sistema da garantia da qualidade obtenha máxima eficiência e eficácia. Os processos de melhoria contínua da qualidade são baseados no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act), um dos métodos utilizados para planejar, desenvolver, realizar ou implementar, checar e monitorar, e padronizar ou melhorar os preceitos da qualidade nas organizações. 

Dentre as ferramentas da qualidade tem-se o gráfico de Pareto, que é uma técnica estatística utilizada para registrar e analisar informações que permitem a priorização da tomada de decisão. O Gráfico de Ishikawa, Espinha de Peixe ou Técnica dos 6 M’s, é a ferramenta utilizada para  auxiliar na identificação de possíveis causas de um problema. Pode ser usada para a melhoria de alguma atividade ou recursos. Também conhecido como diagrama de causa e efeito, é utilizado para estudar os problemas identificados como prioritários pela análise do Diagrama de Pareto. Os problemas estudados pelo Diagrama de Ishikawa são enunciados, geralmente, a partir de dúvidas das raízes dos mesmos, avaliando cada não conformidade em específico.

As causas podem ser provenientes de seis fatores diferentes, a saber: método, material, máquina, meio ambiente, mão de obra e medida. As etapas para aplicação da ferramenta são as seguintes: definição do problema, estruturação do diagrama, agrupamento das informações, classificação das causas e desenho do diagrama.

Dentre os benefícios da utilização das ferramentas de qualidade, de forma integrada ou não, podem-se destacar: agregação de valor aos produtos, garantia de qualidade, incremento nas vendas e desenvolvimento geral da organização.

O conceito de qualidade relaciona-se a produtos e serviços, considerando fatores como satisfação do cliente, controle de processos, padronização, melhoria contínua, parcerias ou processos de apoio, com a finalidade de obter vantagens conjuntas e racionalizar tempo e insumos. Dessa forma, a gestão da qualidade desenvolve a organização em pequena ou grande escala, proporcionando vantagem competitiva.

 

Referências
CÂNDIDO, M. S. Gestão da qualidade em pequenas empresas: Uma contribuição aos modelos de implantação. Florianópolis,1998. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/77455>. Acesso em: 26 fev. 2022.
PAULA, L. N.; NANTES, E. A. S.; ALVES, , A. R. A importância do controle de qualidade em indústria do segmento alimentício. Disponível em:
<https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistaconhecimentoonline/article/view/1077>. Acesso em: 26 fev. 2022.

 

 

 

 

 

Autora: Thamirys Ribeiro Soares
Engenheira de Alimentos formada pela União da Faculdade dos Grandes Lagos (Unilago)


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