BRC na prática! Por Fabrícia Miranda
Postado em: 07/10/2020.
Hoje em dia o mercado de alimentos está cada vez mais rigoroso, e as empresas precisam de uma visão diferenciada para conquistar esse mercado. Dessa forma, as certificações são importantes, já que fazem parte das exigências de muitos clientes em todo o mundo.
Buscando a melhoria contínua dos processos de fabricação dos produtos e garantir a qualidade e segurança dos alimentos, blindando a marca, a certificação das plantas produtivas, de uma norma global de segurança dos alimentos e qualidade, mundialmente reconhecida, faz todo o sentido.
Uma das normas mais conhecidas e amplamente certificada pelas empresas se chama BRC Food. É uma das normas mais completas e desejadas pelos clientes do mercado alimentício. A norma tem o intuito de garantir a segurança dos produtos desde o recebimento da matéria prima até a expedição do produto final.
A norma BRC foi criada em 1998 na Europa e já está na sua oitava versão. É aprovada pelo GFSI, organismo internacional que cria padronizações de segurança do ramo alimentar, com o objetivo de equilibrar as normas internacionais de segurança de alimentos e exigências das principais redes de varejo do mundo, sendo os requisitos da norma criados e mantidos por um grupo internacional de diversas áreas.
Com a certificação da norma BRC, a empresa estará apta para atender as exigências de diferentes clientes no Brasil e ao redor do mundo, aumentando assim a gama de mercados a serem atendidos com os produtos da empresa.
Para isso, o primeiro passo é o entendimento da alta direção da empresa sobre a importância dessa certificação, e a formação de uma equipe de profissionais qualificados para a gestão da implementação da norma, aí entra o Engenheiro de Alimentos como um dos profissionais a conduzir esse processo. Muito importante o estudo da norma previamente para o entendimento de tudo que precisará ser feito. Hoje existem vários profissionais e empresas que ministram treinamentos da norma, como um primeiro passo.
A norma BRC é uma das ferramentas operacionais, tanto para controle dos processos internos quanto com fornecedores, se tornando uma prioridade para padronização de procedimentos, garantindo a redução de riscos e aumento na segurança dos processos.
É fundamental o comprometimento das equipes internas das diferentes áreas para a implantação e a manutenção da norma. Com isso, todos precisam estar empenhados no planejamento e execução das tarefas necessárias.
O padrão BRC de segurança de alimentos permite que a empresa:
- Construa e opere um sistema de gerenciamento capaz de nos ajudar a cumprir melhor as exigências para qualidade/segurança de alimentos e conformidade legal, com referência específica à legislação aplicável nos países onde os produtos são consumidos;
- Forneça uma ferramenta para melhoria do desempenho da segurança de produto e os meios para monitorar e avaliar o desempenho da segurança de alimentos com eficácia;
- Facilite as reduções do desperdício e retrabalho de produto. A certificação também oferece suporte ao gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos, reduzindo outras auditorias e aumentando a confiabilidade geral;
- Forneça evidências no caso de um incidente de segurança de alimentos e defesa legal quando necessário.
A norma BRC é muito importante garantir a integridade, qualidade, e a legalidade de todos os processos e produtos produzidos, entre os objetivos da norma BRC na segurança de alimentos estão:
- Assegurar programas de segurança de alimentos com base no APPCC (Programa de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle);
- Manter as melhores práticas para o sistema de gestão da qualidade;
- Manter regularmente auditorias internas para avaliação contínua das operações;
- Garantir os processos afim de que qualquer tipo de recall seja reduzido a níveis mínimos e até mesmo extinto;
- Desenvolver procedimentos que minimizem qualquer risco de fraude em todos os processos;
- Reforçar a importância do comprometimento da gestão;
- Satisfazer das expectativas dos clientes por meio da demonstração dos programas de qualidade, sistema de gestão e segurança dos alimentos produzidos pela empresa;
- Demonstrar que a empresa está preocupada em garantir a qualidade e segurança dos alimentos produzidos;
- Garantir a existência de um plano de segurança de alimentos para a gestão de riscos, por meio de monitoramentos conforme normas e padrões internacionais;
- Manter um sistema de gestão da qualidade que detalha políticas organizacionais e gerenciais fundamentais para o fornecimento de uma estrutura que garanta a execução dos requisitos da norma.
Minhas experiências anteriores com a norma: Primeiro como coordenadora da qualidade em um frigorífico, desde o começo da implementação das normas ISO22000 e depois BRC, por 6 anos. Segundo como coordenadora corporativa em empresa já com certificação, onde foi possível identificar as diferenças que podem existir na execução dos requisitos na norma, conforme cada interpretação e realidade das fábricas. Agora minha terceira experiência com a norma, está sendo corporativamente na gestão para implementação da norma em 4 plantas simultaneamente – meu maior desafio com certeza, mas estou muito motivada nesse projeto, trabalhando cada detalhe todos os dias e em breve começar a colher os frutos desse grande trabalho.
Acredito que a maior motivação em começar de novo uma implementação como essa é a mudança que a certificação proporciona no comportamento, nos procedimentos, na maneira externa de enxergar a qualidade. Também motiva o fato de ensinar, de efetivamente implementar coisas novas e de ver as pessoas engajadas para fazer dar certo. A interação com as pessoas também é uma grande motivação e um grande desafio, para que todos andem juntos com o mesmo propósito, não deixando ninguém desanimar ou desistir.
O maior benefício é ter todos os procedimentos descritos e monitorados, com isso aumenta a tranquilidade para as auditorias em geral e vistas de clientes exigentes para novos negócios com a empresa. É ter um sistema de qualidade e segurança de alimentos que nos garante a resposta para qualquer situação problema.
Entendo que um dos itens mais importantes para termos sucesso na implementação da norma é o planejamento, definindo datas para cada requisito e incluindo os responsáveis das áreas envolvidas. Enfim, essa é uma norma para evolução de qualquer empresa. Recomendo!
Fabrícia Miranda
Engenheira de Alimentos
Especialista em Qualidade de Alimentos
Gerente Corporativa da Qualidade na empresa Frigol S.A.
Compartilhe este conteúdo:
Bom dia, temos interesse de saber mais detalhes sobre o assunto
Boa tarde, por gentileza, envie-nos um e-mail para: abeasp@abea.com.br e nos envie informações a respeito do que você necessita.